quarta-feira, 11 de junho de 2008

Resenhas, comentários de artigos e bibliografias sobre o ensino da Geografia

Resenha do Texto: A geografia na escola

O presente textos nos fala acerca da Geografia que está presente entre as disciplinas das grades curriculares e possui fortes ligações com o sistema escolar ambos, frutos do século XIX. A partir do ideal iluminista, que defendia a idéia do poder da razão humana, há uma ampliação na defesa pela expansão da cultura para todos, e assim a transformação do meio.
Os direitos passam a ser fundamentados antropocentricamente, juntamente com a defesa do direito universal de todos os homens, que se expressou na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Neste sentido, a escola passa a ser defendida como meio para a formação de cidadãos.Baseando-se no ideal de igualdade a burguesia passa a defender os seus interesses apoiando a escolarização para todos, pois assim os servos poderiam tornar-se cidadãos para participarem do processo político.Em 1782, na França inicia-se a organização da instrução pública e, além disso, a educação é proclamada universal, gratuita, laica e obrigatória, uma vez proclamado que todos os homens são iguais conseqüentemente a educação deve se estender a todos, sendo assim a educação também deverá ser gratuita.
Enquanto classe emergente a burguesia implanta uma nova forma de legitimidade através do mérito escolar, ou seja, o estudo, o diploma. Pois a implantação do modo de produção capitalista só poderá se instalar através da educação, retirando do homem a ignorância e os equalizando.
Ao longo do século XIX a escola e a escolarização se firmam, juntamente com a consolidação do Estado Nacional e do capitalismo, o que faz com que as escolas européias, assumissem um caráter nacional para a imposição da nacionalidade. O que faz com que disciplinas como a Geografia, a História e a Língua Nacional, se tornassem fortes instrumentos de poder para a instauração da hegemonia burguesa, através de delimitações geográficas de suas fronteiras, pela tradição, e línguas comuns.
O que faz com que a geografia entre na grade curricular por razões geopolíticas, onde diferentes interesses políticos, econômicos e sociais estão em jogo. Porém o objetivo não é o de fazer o homem raciocinar sobre o espaço, mas sim o de fazer dele um inventário, para delimitar o espaço nacional e situar o cidadão neste quadro.
Mas através dos ensinamentos passados pela Geografia Tradicional, o que se verifica é que há uma evidência do natural sobre o social, para que este seja visto como natural, priorizando os elementos da natureza, o que torna o ensino da geografia a-crítico e a-histórico. Há uma fragmentação da idéia de que não é preciso compreender a relação entre homem e natureza, mas apenas de memorizar um saber sobre a natureza física.Para ensinar uma geografia que não isole sociedade e natureza, o professor precisa conhecer a origem do conteúdo.
Deste modo o objetivo do trabalho apresentado é o de centrar sua atenção no conteúdo que a geografia ensina e não na forma como ele é trabalhado.Um das maiores dificuldades encontradas pelo professor de geografia é exatamente na forma fracionada e parcial que se encontra o conteúdo desta disciplina, tornando-se segundo o texto “o principal obstáculo à prática docente do professor interessando em desenvolver uma proposta pedagógica, que abarcando dialeticamente as duas ordens cognitivas, propicie o conhecimento da totalidade social” (Fontes, 1989).
Os saberes relacionados à geografia já existiam bem antes dela ser sistematizada como ciência no século XIX na Alemanha, país este que se tornou pioneiro na introdução desta disciplina no currículo escolar e universitário, e é através de Alexander von Humboldt e de Karl Hitter que, Alexander von Humboldt e de Karl Hitter que vai se ter uma geografia institucionalizada dentro das universidades.
E uma vez dentro das universidades o papel da geografia deixa de ser estratégico para ser ideológico. Sendo em 1820, a data em que a cátedra de geografia é instituída na Universidade de Berlim.Um dos períodos decisivos para a geografia é quando esta ciência alcança o status acadêmico, tornando-se obrigatória nos currículos escolares e também devido à uma Alemanha unificada na busca por expansão.Já em 1870, a derrota da França para a Alemanha é atribuída à qualidade do ensino que este país.
O que provoca uma mudança em relação ao sistema de ensino ministrado no país Francês, o que faz com que a geografia francesa seja edificada sobre bases de trabalhos alemães, que acaba por fornecer elementos necessários para a formulação possibilista.Contudo, percebem-se quais são as preocupações teóricas que levam ao desenvolvimento da geografia, articulada com motivações de natureza política.

Bibliografia

FONTES, R. M. P. do A. Da Geografia que se Ensina à gênese da Geografia Moderna. Florianópolis: UFSC, 1989.

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