quarta-feira, 11 de junho de 2008

Plano de aula simulada 1° semestre

PLANO DE AULA SIMULADA

1.Identificação:

Data: 23/04/2008
Série:8°série
Tema da aula: Vegetação do Continete Africano

2.Objetivo:

O principal objetivo desta aula é fazer o aluno conhecer um pouco mais sobre a vegetação do continente africano.

3.Conteúdo:

A posição do Continente Africano, a grande extensão territorial e a distância das massas de ar conferem a áfrica uma grande diversidade natural(PIFFER,2005,p.124).
As transformações vegetais da áfrica apresentam-se bastante modificadas pela intervenção humana. Então tenhamos por base a vegetação primitiva exposta no mapa através do retro-projetor. Ocorrem cinco tipos de vegetação no Continenet, são eles:

*Floresta Equatorial: surgem nas áreas de clima equatorial, onde o índice pluviométrico é mais elevado. Encontra-se na Bacia do Congo e em alguns trechos do litoral da Guiné, Nigéria, Gana e Costa do Marfim. Possui grande variedade de espécies vegetais, sendo sua madeira largamente explorada pela indústria madereira.
*Savana: ocorre principalmente nas áreas de clima tropical úmido. A Savana é encontrada logo ao note e ao sul da floresta equatorial, a oeste da Ilha de Madagascar, Moçambique e em trechos da áfrica so Sul. A Savana é uma vegetação predominantemente herbácea, com árvores isoladas, sendo o hábitat dos animais de grande porte( elefante, girafas, leões, etc.). Abrange cerca de 40% do território africano.
*Estepe: ocorre nas áreas compreendidas entre as savanas e os desertos, em trechos de menor índice pluviométrico, de clima tropical seco. As estepes, onde predominam as gramíneas são utilizadas para a criação de gado.É uma zona de transição vegetativa e climática entre a área de Savana e o Deserto.
*Vegetação Desértica: aparece nos desertos africanos, em forma de pequenos tufos. Apenas nos oásis, em virtude da maior umidade, surgem concentrações vegetais, destacando-se a tamareira.
*Vegetação Mediterrânea: surge nas áreas de clima mediterrâneo e é formada, em alguns trechos, por florestas de pinhos e carvalho. Predominam as culturas de oliveiras, vinhas e frutas.
Curiosidade: O Baobá, é uma árvore que poderia ser considerada árvore símbolo da áfrica, o nome Baobá significa árvore de mil anos, que pode viver de 3 a 6 mil anos. Eles se desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folhas caducas, caindo suas folhas durante a estação da seca. Alguns tem a fama de terem vários milhares de anos mas como a sua madeira não produzanéis de crescimento, isto é impossivél ser verificado: poucos botânicos dão crédito a essas reinvindicações de idade extrema. O Baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.
4- Metodologia
Será utlizado o retro-projetor, giz (branco) e quadro negro.
5- Avalização
Fazer um breve relatório sobre os principais pontos abordadas e entregar no final da aula.
Referências Bibliográficas
ADAS,Melhem.Geografia: o quadro politíco e econômico do mundo atual. São Paulo:Moderna,v.4.3ed.1995.
PIFFER,Osvaldo. Geocontexto: Geografia para o ensino fundamental 8°. São Paulo: IBEP.1ed.2005.

Nenhum comentário: