quarta-feira, 11 de junho de 2008

Artigos e textos elaborados

1° TEXTO ELABORADO: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

QUE SÃO OS PCN's?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem como um apoio essencial dos professores, pois propõem uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especializado em educação de nosso país, portanto, os Parâmetros serve de base ás discussões e ao desenvolvimento do projeto educativo das escolas.Os conteúdos são diferentes conforme os ciclos, neste caso, citarei os conteúdos do terceiro ciclo, que são: A construção do espaço – O território – Os lugares – O tempo da sociedade e o tempo da natureza – A conquista do lugar como conquista da cidadania – Os fenômenos naturais, suas regularidades e possibilidade de previsão pelo homen – Cartografia e mapeamento, é também, desenvolver opiniões dos alunos pertinentes aos assuntos de sua realidade.
FORMAS SUGERIDAS PARA TRABALHAR COM OS CONTEÚDOS
Na construção do espaço, trabalhar as mudanças nas relações sociais do trabalho e a diferença entre campo e cidade.Fenômenos naturais, trabalhar os relevos e suas formações, erosão e desertificação, águas, clima e etc.Portanto, existem várias maneiras de aplicação dos conteúdos, basta apenas ser criativo.
TERMINOLOGIA ADOTADA
Sempre usar terminologia de fácil compreensão e adotar métodos sempre concretos, mas lembrando também que a questão abstrata desperta o aluno, fazendo com que ele pense por si próprio. E sempre trabalhar o sentido das palavras, para facilitar a compreensão do aluno.
ESCOLA GEOGRÁFICA
A questão da escola geográfica é um pouco complicada, pois aborda várias concepções históricas, acredito que todas as foram de grande importância, pois, são elas que contribuíram para o atual pensamento geográfico. Portanto, a Ciência geográfica usada nas escolas tem que abordar várias concepções fazendo da geografia um estudo perfeito.
TEMAS TRANSVERSAIS
Os temas transversais e a interdisciplinaridade devem ser tratados de maneira aberta e em conjunto, de forma que se integrem, a fim de chegar a algum conceito concreto. Portanto não se reduz.São utilizados varios temas transversais masos aplicados à geografia, têm como intenção preencher as lacunas no qual a ciência geográfica não atende, portanto fazem partes deste temas assuntos como ética, pluralidade cultural, orientação sexual, meio-ambiente, saúde e etc. Estes temas também podem ser entendidos como complemento perfeito para assimilação completa do conhecimento.Há também as propostas de como trabalhar com os temas os tema urbanização e degradação ambiental, inserir temas transversais com saúde, educação ecológica, valorização dos princípios do ser humano, entre outros. Lembrando sempre que se deve esclarecer aos alunos o porquê destes temas transversais.
FUNDAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA A ÁREA DA GEOGRAFIA
É importante saber que cada professor expressa diversas experiências vívidas e também que a sala de aula é um ambiente complexo, portanto o professor sempre deve relevar as seguintes condições: 1 - Desenvolver um clima de aceitação e respeito mútuo, desenvolver o conhecimento de forma clara e objetiva. 2 - Oferecer oportunidades, por meio de tarefas organizadas, permitindo um posicionamento autônomo do aluno.2 - Estimular o senso crítico do aluno, fazendo com que ele pense por si próprio e crie opiniões diante de sua realidade
Referências Bibliograficas:
BRASIL. MEC – Ministério da Educação e Desporto: Secretaria da Educação Fundamental. PCN - Parametros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos – Geografia. Brasilia: SEF, 1998

1° ARTIGO
Título
O PROTIFÓLIO COMO MÉTODO DE ENSINO -APRENDIZAGEM

Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo, a reflexão sobre o que é um portifólio e sua aplicação na área de Educação. No 3°ano do ccurso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, nos é ministrada uma disciplina que está intitulada de Ensino,Estágio e Vivência Docente, que é ministrado pela Profa. Dra. Rosely Sampaio Archela, do qual realizamos nossos encontros todas as quartas-feiras e este artigo surgiu como uma busca para a dinamização do ensino, através do portifólio.Para a elaboração deste trabalho foram realizadas consultas via internet, bem como nas Bibliotecas Central e Setorial da Universidade Estadual de Londrina.
Palavra chave: Portifólio; educação; dinamização
Introdução
Um portifólio é uma lista de trabalhos e ações de um interventor, onde pode ser individual ou em conjunto que é utilizado para dinamizar sua atuação no mercado de trabalho. Quando é utilizado em sala de aula o professor pode ter um melhor acompanhamento com relação à monitoria dos seus alunos.Segundo Lellis (2007,p.02): é uma forma contínua e diagnostica no processo de ensino e aprendizagem. É uma forma diagnóstica e contínua de avaliação de um trabalho, desenvolvido onde se pode verificar e problematizar hipóteses em várias situações. Já é usado á mais de 20 anos, em cerca de mil universidades em todo o mundo.Na área da Educação é formada geralmente por: capa, índice, desenvolvimento, introdução, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento social, desenvolvimento acadêmico, conclusão e anexos. É mais utilizado na forma digital.O portifólio pode ser considerado um material acumulativo pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltados ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. Buscando mostrar os trabalhos desenvolvidos, e identificar possíveis potenciais e erros através da divulgação rápida que a internet nos possibilita nos dias atuais.A coletânea de trabalhos, provas e exercícios contidos na pasta individual, permitem construir, entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno, refletindo o ritmo e a direção de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvidoAlém de sua própria produção acadêmica, o aluno é incentivado a colecionar, no portfólio o registro de suas reflexões e impressões sobre a disciplina ou curso, opiniões, dúvidas, dificuldades, reações aos conteúdos e aos textos indicados, às técnicas de ensino, sentimentos, situações vividas nas relações interpessoais e outros aspectos.O portifólio deve ser trabalhado corretamente, deve haver um padrão para que todos possam usufruir das pesquisas e trocar informações que é o principal objetivo do portifólio. Trocar informações entre os pesquisadores e a todos que queiram ter acesso àquele conteúdo.Primeiro, no caso de utilizar o portifólio para avaliação em escola, é necessário estabelecer regras e padrões para que todos os blogs fiquem mais ou menos parecidos quanto a sua estrutura, para facilitar o acesso ao conteúdo.Posteriormente é necessário estabelecer um tema para que os alunos pesquisem e discutam, pois esse diálogo evidencia a busca por diversas visões sobre um mesmo tema, enriquecendo o leitor.Muitos alunos apesar da dificuldade inicial de organizar e estruturar o portfólio, reconhecem-no como importante instrumento reflexivo, não só para o professor avaliar o aluno, mas, principalmente, para a formação do aluno. Muitos retomam o tema trabalhado no Portfólio em seus Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), caracterizando seu papel de destaque no amadurecimento reflexivo no contexto escolar e proporcionando uma discussão mais aprofundada nos trabalhos de encerramento de curso, pautados acima de tudo no cotidiano de cada professor pesquisador.No momento devido, todo esse material colecionado poderá oferecer subsídios para a avaliação do aluno, do professor, dos conteúdos e das metodologias de ensino, assim como para estimar o impacto da disciplina, curso ou programa educacional.O portifólio pode ser usado também como forma de avaliação à distância, isso ocorre exatamente por conta de seu caráter de individualização, um ponto positivo desse método é que com sua adoção o professor pode efetuar uma avaliação continuada.Como utilizar o portifólio pra o ensino da Geografia
No caso da Geografia, o portifoloio além da importância para o registro de todos os trabalhos criados pelo aluno e pelos seus colegas, ainda contribui para uma visualização diferenciada sobre diversos temas, e a possibilidade de se fazer comentários e postar imagens enriquece ainda mais o trabalho.O curso de Geografia consiste em muitos trabalhos de campo, sendo essa uma característica que advêm da Geografia Tradicional e é utilizada até hoje, como meio pra a observação dos temas como é na realidade.Para muitos alunos que não podem ir a estes trabalhos de campo por diversos motivos podem acompanhar através dos trabalhos de campo virtual.

Conclusão
O portifólio é um avanço com relação aos instrumentos que pode ser utilizado para avaliação e registro de todas as atividades realizadas pelos alunos durante sua vida acadêmica. No caso da Geografia, esse aluno pode ter acesso a diferentes estudos de paisagens, processos, fenômenos e trabalhos de campo sem sair de casa, e ainda fazer links ou salvar os trabalhos para sempre ter acesso quando quiser.Para os professores, é uma forma muito boa para avaliar seus alunos e conhecer a realidade de cada um, a forma de expor as idéias, de pensar, de agir, além de poder rever alguns trabalhos sempre que desejar.Ou seja, o portifólio no ensino de Geografia pode ser utilizado para diversos fins, seja pesquisas, textos, trabalhos, ou qualquer outra forma de estudo.Professores atuais e futuros professores podem utilizar esse instrumento no seu exercício de docência, pois é inovador e pode muito contribuir para troca de informações, organização de conteúdos, avaliação, e na sua atuação como profissional.
Referências Bibliográficas
LELLIS, Cedna Maria da Silva. O que é e porque utilizar o portifólio.Uberaba,2007
MACIEL, Cristiano; COSTA, Renata; SILVA, Rodrigo Leite da. Critérios de Avaliação para Portfólios Eletrônicos. Internacional Conference on Engineering and Technology Education -
INTERTECH. Santos, SP. Anais em CD-ROM. IEEE. 17 a 20/03/2002.
MOULIN, N. Utilização do Portfólio na Avaliação do Ensino a Distância http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=112&sid=122&UserActiveTemplate=4abedacessado em 06 jun 2008.

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